VOLATILIDADE DOS PREÇOS DE EXPORTAÇÃO DA SOJA E DO MILHO NO ESTADO DO PARANÁ E A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO TEMPORAL

Autores

  • Edson Santos Melo Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão
  • Douglas Marcos Ferreira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Salatiel Turra

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.27894
Agências de fomento

Palavras-chave:

Preços de exportação, Produtos agrícolas, Covid-19, Modelos de heterocedasticidade condicional

Resumo

O estado do Paraná é um dos principais celeiros agrícolas do país, com relevância na exportação de diversos produtos agrícolas. Desde o início da pandemia da Covid-19 verificou-se a oscilação nos preços de diversas commodities, destacando-se os aumentos acentuados nos preços da soja e do milho. Nesse sentido, o presente trabalho utilizou modelos de volatilidade condicional para estudar os comportamentos das volatilidades dos preços de exportação da soja e do milho, no estado do Paraná, no período entre janeiro de 2019 e março de 2021. Os resultados indicaram que o processo de alta nos preços de exportação das duas commodities, após o início da pandemia, foi acompanhado pelo aumento da volatilidade dos preços. Ressalta-se ainda que foi identificada alta persistência de choques nos preços da soja e do milho no período analisado.

Biografia do Autor

Edson Santos Melo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus de Francisco Beltrão

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnólogica Federal do Paraná.

Douglas Marcos Ferreira, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas Universidade Federal de São João del-Rei

Salatiel Turra

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e chefe do Departamento de Economia Rural (DERAL) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB - PR)

Downloads

Publicado

23-02-2022

Como Citar

MELO, E. S.; FERREIRA, D. M.; TURRA, S. VOLATILIDADE DOS PREÇOS DE EXPORTAÇÃO DA SOJA E DO MILHO NO ESTADO DO PARANÁ E A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO TEMPORAL. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 133–152, 2022. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.27894. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/27894. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos