CARACTERIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS AGROPECUÁRIOS E POPULAÇÃO OCUPADA: UMA ANÁLISE PARA CHAPECÓ, MARAVILHA E SÃO LOURENÇO DO OESTE- SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.28321

Resumo

A agropecuária é um setor relevante para o crescimento e desenvolvimento econômico brasileiro. O estado de Santa Catarina ocupa posição importante no cenário nacional na produção de suínos, frangos e pecuária leiteira, com destaque para a mesorregião Oeste. O trabalho se propôs a caracterizar os estabelecimentos agropecuários e a população rural ocupada de três municípios notórios em população e produção agropecuária de uma das principais microrregiões da mesorregião Oeste, a microrregião de Chapecó. Os dados foram extraídos dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017. Os principais resultados mostram que o número de estabelecimentos e população rural ocupada vem se reduzindo no período nos três municípios, o que também é uma tendência nacional. Nesses municípios são encontrados na maior parte pequenos estabelecimentos, familiares, fruto do processo de colonização de minifúndios da mesorregião Oeste. Se percebeu que os jovens de até 25 anos são minoria no campo, com participação decrescente no período. A escolarização da população rural ainda é um gargalo, assim como a geração de renda das pequenas propriedades.

Biografia do Autor

Tatiane Salete Mattei

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegocio na Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE

Ricardo Rippel, UNIOESTE

Possui graduação em Economia pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1985), Especialização em Teoria Econômica pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1989), Mestrado em Desenvolvimento Econômico também pela UFPR (1995), Doutorado em Demografia pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2005), e Pós Doutorado em Demografia pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (2014). É professor e pesquisador da Unioeste desde Janeiro de 1986, onde exerce suas atividades de docência e de pesquisa junto ao Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e na graduação em Ciências Econômicas.

Downloads

Publicado

23-02-2022

Como Citar

MATTEI, T. S.; RIPPEL, R. . CARACTERIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS AGROPECUÁRIOS E POPULAÇÃO OCUPADA: UMA ANÁLISE PARA CHAPECÓ, MARAVILHA E SÃO LOURENÇO DO OESTE- SC. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 42–67, 2022. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.28321. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/28321. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos