CARACTERIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS AGROPECUÁRIOS E POPULAÇÃO OCUPADA: UMA ANÁLISE PARA CHAPECÓ, MARAVILHA E SÃO LOURENÇO DO OESTE- SC
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.28321Resumo
A agropecuária é um setor relevante para o crescimento e desenvolvimento econômico brasileiro. O estado de Santa Catarina ocupa posição importante no cenário nacional na produção de suínos, frangos e pecuária leiteira, com destaque para a mesorregião Oeste. O trabalho se propôs a caracterizar os estabelecimentos agropecuários e a população rural ocupada de três municípios notórios em população e produção agropecuária de uma das principais microrregiões da mesorregião Oeste, a microrregião de Chapecó. Os dados foram extraídos dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017. Os principais resultados mostram que o número de estabelecimentos e população rural ocupada vem se reduzindo no período nos três municípios, o que também é uma tendência nacional. Nesses municípios são encontrados na maior parte pequenos estabelecimentos, familiares, fruto do processo de colonização de minifúndios da mesorregião Oeste. Se percebeu que os jovens de até 25 anos são minoria no campo, com participação decrescente no período. A escolarização da população rural ainda é um gargalo, assim como a geração de renda das pequenas propriedades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.