Organização não-governamental e estado: análise da produção científica nacional acerca desta parceria
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29229Palavras-chave:
Organização Não-Governamental, Estado, RedeResumo
O presente artigo analisou como a relação entre Organização Não-Governamental (ONG) e Estado tem sido abordada pela produção científica nacional, em razão das ONGs terem se tornando uma importante organização para a sociedade civil brasileira. A fundamentação do trabalho reside no entendimento do que é a ONG e de como sua relação com Estado emergiu. Adicionalmente, é apresentada a importância das redes de ONG. O estudo é uma investigação de natureza qualitativa e o instrumento de pesquisa aplicado foi à revisão sistemática, deste modo, ocorreu um levantamento bibliográfico, analítico e crítico da produção acadêmica brasileira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos portais digitais dos periódicos: Scientific Electronic Library Online – Scielo - e Scientific Periodicals Electronic Library – SPELL, após a filtragem, 15 artigos foram selecionados. Os resultados da análise indicam a ocorrência de avanços nas ações desempenhadas pelas ONGs quando estas atuam em conjunto, com outras ONGs, Estado ou empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.