Crescimento econômico, desenvolvimento econômico e desenvolvimento: afinal sobre o que tratam estes conceitos?
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29428Palavras-chave:
subdesenvolvimento, capacitações, sustentávelResumo
O termo desenvolvimento faz parte dos estudos socioeconômicos e também enfatiza diversas abordagens, a amplitude da palavra justifica o confronto de ideias em torno de seu significado. Este trabalho discute as divergências e convergências das expressões crescimento econômico, desenvolvimento econômico e desenvolvimento, busca tematizar sobre os conceitos envolvidos e debate o termo desenvolvimento através dos estudos de Furtado sobre as razões do subdesenvolvimento, o desenvolvimento como liberdade de Sen e o desenvolvimento sustentável trabalhado por Veiga e Sachs. Os estudos destes autores convergem no sentido de atribuir ao termo crescimento econômico apenas uma condição ao desenvolvimento, consideram que o desenvolvimento de uma localidade está ligado, sobretudo a melhores condições de vida das pessoas. Mesmo inúmeros autores debruçando esforços sobre a temática, vê-se que em alguns países as políticas de desenvolvimento confrontam com as realidades verificadas, como por exemplo, a persistência e mesmo ampliação da pobreza, falta de assistência básica à saúde e educação para grande parte da população, ausência de políticas de preservação ambiental, entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.