Influência do endomarketing no processo motivacional entre líderes e subordinados

Autores

  • Carlos Rafael Bogdezevicius Unesulbahia - Faculdades Integradas
  • Angela Victória Marques Lucas de Alencar Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, Porto Seguro-BA https://orcid.org/0000-0001-6215-6893

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29608

Resumo

O endomarketing considera que a influência motivacional entre líderes e subordinados é um dos principais pilares para a boa performance organizacional. Sendo assim, o principal problema de pesquisa foi indagar como o endomarketing pode influenciar a relação entre líderes e subordinados através do processo motivacional. Tendo como objetivo principal analisar a influência do endomarketing no processo motivacional entre líderes e subordinados em uma organização do ramo hoteleiro. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, com a problemática abordada de maneira qualitativa e quantitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, foram realizados uma pesquisa bibliográfica e um levantamento (survey), aplicando-se um questionário com 11 perguntas para uma amostragem de 103 colaboradores da unidade de análise. Os resultados demonstraram que, mesmo empiricamente, existem práticas eficazes de endomarketing na organização estudada. No entanto, é necessário que o processo de dar e receber feedbacks seja mais eficaz, de modo que os colaboradores consigam entender as estratégias, objetivos, processos de gestão e sua importância no desenvolvimento organizacional. Faz-se importante maior aproximação da organização para com o público interno, motivando-os de forma continuada para que a satisfação dos colaboradores seja direcionada diretamente na agregação de valores para o cliente externo.

Biografia do Autor

Angela Victória Marques Lucas de Alencar, Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, Porto Seguro-BA

Especialização em Controladoria e Finanças (Universidade Cruzeiro do Sul);

Graduação em Administração (Faculdade Nossa Senhora de Lourdes);

Agente de atendimento do setor comercial de reservas, com ênfase em atendimento ao público, monitoramento da disponibilidade dos hotéis nos portais de vendas, lançamento de reservas, vendas, comunicação direta com agentes de viagens operadora etc.

Downloads

Publicado

17-02-2023

Como Citar

BOGDEZEVICIUS, C. R.; MARQUES LUCAS DE ALENCAR, A. V. Influência do endomarketing no processo motivacional entre líderes e subordinados. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.29608. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29608. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos