Marketing verde: a percepção dos consumidores gabrielenses frente às práticas sustentáveis das organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29709

Palavras-chave:

Marketing Verde, Práticas Ambientais, Consumidor Verde

Resumo

Com a conscientização dos consumidores em relação às questões ambientais surgiram exigências que fizeram com que as empresas se adaptassem a essa nova realidade. Novas práticas de produção tiveram que ser implantadas com o intuito de causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Essa pressão causada pelos consumidores pode ser considerada ao mesmo tempo uma valiosa oportunidade para as empresas atingirem um novo consumidor em potencial, o consumidor “verde” através do Marketing Verde. Dentro deste cenário questiona-se se o consumidor gabrielense leva em consideração as práticas ambientais utilizadas nas empresas e se isso afeta sua decisão de compra. Com o objetivo de responder tais questionamentos teve-se como objetivo geral, mensurar a percepção e atitude do consumidor gabrielense frente às questões ambientais no momento da compra e através dos seguintes objetivos específicos: (a) Identificar os atributos considerados mais importantes na escolha de compra; (b) Levantar, se no momento da compra, o consumidor leva em consideração se o produto é de empresas “normais” ou empresas “verdes”; (c) Investigar se o consumidor pagaria mais por produtos ambientalmente corretos. Para tanto utilizou-se uma pesquisa exploratório-descritivo com abordagem quantitativa através de uma amostra de consumidores gabrielenses. Resultados deste estudo permitem observar que as empresas verdes são consideradas muito importantes e que os consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos ambientalmente corretos.

Biografia do Autor

Guilherme Vaz Chiesa, Administrador - UNIPAMPA

Graduação em Administração. Especialista em Gestão e Inovação no Agronegócio. Atualmente é membro do Núcleo de Inovação Tecnológico (NIT) - UNIPAMPA/Bagé.

Thamiris Vieira Marsico, UFABC/ Doutoranda

Bacharel em Biotecnologia. Especialista em Biologia Celular e Molecular. Mestrado em Ciência Animal. Atualmente está cursando Doutorado em Biotecnociência - UFABC/Santo André, SP.

Carlos Eduardo Gerzson de Souza

Graduação em Ciências Econômicas. Especialista em Economia Regional e Urbana. Especialista em Sistemas de Informação e Software. Mestre em Administração.

Downloads

Publicado

17-02-2023

Como Citar

VAZ CHIESA, G.; VIEIRA MARSICO, T.; GERZSON DE SOUZA, C. E. . Marketing verde: a percepção dos consumidores gabrielenses frente às práticas sustentáveis das organizações. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.29709. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29709. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos