Influência do maquiavelismo e da cultura organizacional na criação da folga orçamentária sob a perspectiva de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29947Palavras-chave:
Personalidade maquiavélica, Folga orçamentária, Cultura organizacionalResumo
O estudo teve por objetivo verificar o efeito do comportamento maquiavélico e da cultura organizacional na criação de folga orçamentária, com alunos de uma instituição de ensino superior voltada para a integração latino-americana. Como base teórica, descreve-se sobre o maquiavelismo, folga orçamentária e a cultura organizacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, com a aplicação de questionário eletrônico. Para a análise das informações, utilizou-se da técnica estatística de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados (PLS). Os resultados obtidos apontam que os indivíduos maquiavélicos têm pouca influência na folga orçamentária, porém influenciam fortemente a cultura organizacional. Em relação à folga orçamentária, a cultura organizacional apresentou forte influência, enquanto o maquiavelismo não teve muito destaque. Esta pesquisa pode auxiliar no planejamento de ações direcionadas ao contexto científico da academia, de maneira a possibilitar que a formação dos futuros gestores e contadores, possa ser norteada por ações especializadas na gestão das culturas organizacionais, em organizações públicas e privadas, bem como, contribuir para novas pesquisas, tendo em vista que esse comportamento relacionado à cultura organizacional pode balizar ações de gestão voltadas a implementação de melhores ferramentas de gerenciamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.