Análise comparativa dos resultados econômicos e financeiros das atividades de produção de soja e leiteira em uma propriedade rural familiar

Autores

  • Mauro Lizot Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR
  • Felipe Paulo Bittencourt Unochapecó
  • Vanderlei Gollo Unochapecó
  • Flavio Trojan UTFPR
  • Daniela Daneluz Unidep

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.30179

Palavras-chave:

Atividade Leiteira, Produção de Soja, Gestão, Rentabilidade

Resumo

As ferramentas de gestão são necessárias nas empresas rurais como mecanismo de planejamento da produção, auxiliando na operacionalização da gestão e aperfeiçoando as atividades para o acompanhamento da evolução do mercado e, ainda, facilitando a tomada de decisões frente a novos investimentos. O objetivo do presente estudo é comparar os resultados econômicos e financeiros das atividades leiteiras e de produção de soja em uma propriedade familiar rural no município de São Bernardino, SC. No aspecto metodológico, quanto aos objetivos, a pesquisa se classifica como exploratória, pois serão explorados dados e identificados valores; quanto à natureza, trata-se de estudo de caso e quanto à abordagem ao problema, a pesquisa é qualitativa. Os resultados evidenciam que a atividade leiteira apresentou um resultado de 31,91% sobre a receita utilizando a análise econômica, na análise financeira apresentou 51,73%, quanto à produção de soja possuem um resultado econômico de 16,54% sobre a receita, na análise financeira o percentual é de 42,12%, porém, quando analisados de forma comparativa, a atividade leiteira apresentou melhores resultados do que a produção de soja, sendo, portanto, mais rentável. Conclui-se assim, que o levantamento dos custos e resultados das atividades através de uma gestão adequada, é importante para que o proprietário possa tomar as decisões corretas e analisar se as atividades que estão sendo desenvolvidas em sua propriedade são viáveis e trazem lucratividade.

Biografia do Autor

Mauro Lizot, Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Teconológica Federal do Paraná - UTFPR -PG

Downloads

Publicado

17-02-2023

Como Citar

LIZOT, M.; BITTENCOURT, F. P.; GOLLO, V.; TROJAN, F.; DANELUZ, D. Análise comparativa dos resultados econômicos e financeiros das atividades de produção de soja e leiteira em uma propriedade rural familiar. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.30179. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/30179. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos