Diagnóstico econômico-financeiro da produção leiteira no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30767Palavras-chave:
Pecuária Leiteira. Produção. Custos. Rentabilidade. Brasil.Resumo
A produção de leite é considerada uma das principais atividades agropecuárias do Brasil, mas enfrenta diversos problemas como a sazonalidade na produção e oscilações quanto ao preço de mercado, baixa produtividade e custos elevados. Diante desse cenário buscou-se compreender a rentabilidade em cada região produtora no país através de um diagnóstico econômico-financeiro da produção leiteira. Este trabalho tem o objetivo de identificar e analisar os componentes que exercem maior representatividade financeira sobre a produção, custos, preços e faturamento na atividade leiteira no Brasil, além do impacto de cada um deles na economia do país. Identificou-se também as maiores regiões produtoras de leite no Brasil e no mundo bem como o contexto atual do mercado (exportação e importação). As informações foram coletadas através de dados existentes nas bases dos sistemas IBGE-Sidra, CONAB, CEPEA entre os anos de 2014 a 2020 sendo processadas através de planilhas eletrônicas e analisadas através de ferramentas estatísticas de “Regressão Linear Múltipla (RLM)” bem como da “Análise Horizontal (AH)”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.