Diagnóstico econômico-financeiro da produção leiteira no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30767

Palavras-chave:

Pecuária Leiteira. Produção. Custos. Rentabilidade. Brasil.

Resumo

A produção de leite é considerada uma das principais atividades agropecuárias do Brasil, mas enfrenta diversos problemas como a sazonalidade na produção e oscilações quanto ao preço de mercado, baixa produtividade e custos elevados. Diante desse cenário buscou-se compreender a rentabilidade em cada região produtora no país através de um diagnóstico econômico-financeiro da produção leiteira. Este trabalho tem o objetivo de identificar e analisar os componentes que exercem maior representatividade financeira sobre a produção, custos, preços e faturamento na atividade leiteira no Brasil, além do impacto de cada um deles na economia do país. Identificou-se também as maiores regiões produtoras de leite no Brasil e no mundo bem como o contexto atual do mercado (exportação e importação). As informações foram coletadas através de dados existentes nas bases dos sistemas IBGE-Sidra, CONAB, CEPEA entre os anos de 2014 a 2020 sendo processadas através de planilhas eletrônicas e analisadas através de ferramentas estatísticas de “Regressão Linear Múltipla (RLM)” bem como da “Análise Horizontal (AH)”.

Biografia do Autor

Gilson Rogério Marcomini, Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo

Doutor em Engenharia Agrícola - FEAGRI/ UNICAMP (2021), Mestre em Sistema de Produção Agropecuários -UNIFENAS (2008), Especialista em Gestão Agroindustrial - UFLA (2006), Especialista em Gestão de Pessoas -UNIFEI (2014) e Graduado em Administração de Empresas - Gestão de Negócios - ASSER (2005). Professorefetivo no Instituto Federal de Educação de São Paulo, Campus de São João da Boa Vista, SP. Líder do Grupo deEstudos em Processos Gerenciais (GEPROGER), atuando nas linhas de pesquisa Gestão de Cadeias Produtivas noAgronegócio e Gestão Econômico-Financeira de Organizações, bem como do Grupo de Estudos em Tecnologia,Inovação e Sustentabilidade no Agronegócio (GETIS-Agro), o qual desenvolve estudos na linha de pesquisaSustentabilidade e Gestão. O escopo dos estudos são relacionados à gestão estratégica, sustentabilidade,eficiência técnica e econômica nas culturas de café e jabuticaba.

Valquiria Acras Teodoro, IFSP

Aluna IFSP

Downloads

Publicado

02-08-2023

Como Citar

MARCOMINI, G. R.; ACRAS TEODORO, V. Diagnóstico econômico-financeiro da produção leiteira no Brasil. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i1.30767. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/30767. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos