Como a comunicação pode piorar o clima organizacional?

Autores

  • Nathally Heloise Andrian Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Marcio Pascoal Cassandre

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30875

Resumo

RESUMO 

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como a comunicação pode piorar o clima organizacional, já que é por meio da comunicação violenta, repleta de julgamentos, apatia, competitividade, desrespeito e indiferença que os colaboradores podem sofrer no ambiente organizacional. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva, qualitativa e quantitativa, utilizando como ferramenta o questionário, que teve como público alvo, principalmente, aqueles que trabalham ou já trabalharam em uma organização. Como resultado da pesquisa, pode-se perceber que os efeitos de uma comunicação violenta vão além do impacto no clima organizacional, ela também pode afetar a saúde mental de quem recebe esse tipo de comunicação e colaborar para a maior rotatividade de trabalhadores. No artigo também foi elaborado um checklist com exemplos de comunicações violentas no ambiente de trabalho, para que chefes, gestores e os colaboradores em geral, possam fazer uma autoanálise e reflexão da comunicação violenta dentro do seu ambiente organizacional, pois, os prejuízos deste tipo de comunicação são diversos e na sua radicalidade pode levar até a fatalidades.

 

Palavras-chave: Comunicação. Comunicação violenta. Clima organizacional. Conflito.

 

Downloads

Publicado

02-08-2023

Como Citar

ANDRIAN, N. H.; CASSANDRE, M. P. Como a comunicação pode piorar o clima organizacional?. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i1.30875. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/30875. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos