Estudo da governança de TI em uma cooperativa de crédito

Autores

  • Daniela Bellini Universidade Estadual de Maringá
  • Marcio Noveli Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30974

Palavras-chave:

Governança de TI, Cooperativa de Crédito, Tecnologia da Informação

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as características do framework de decisão e a identificação dos mecanismos de processo, estrutura e relacionamento, da Governança de Tecnologia de Informação (TI) de uma Cooperativa de Crédito. Realizou-se um estudo de campo com a intenção de identificar o caso particular da Sicoob Central em relação a sua estrutura de governança de TI, utilizando uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com membros da alta gestão e parte tática da organização. Realizou-se a caracterização do framework de decisão, considerando princípios de negócios, arquitetura de TI, infraestrutura de TI, necessidade de aplicações de negócio e investimentos em TI. De modo geral, o estudo lança luz sobre as práticas de governança do Sicoob Central e fornece insights sobre os processos decisórios, mecanismos estruturais e relacionamentos que sustentam a estrutura de governança de TI da organização. Essas descobertas podem ajudar outras organizações a desenvolver estratégias e estruturas eficazes de governança de TI que se alinhem com seus objetivos de negócios e melhorem seu desempenho geral.

Biografia do Autor

Marcio Noveli, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP (2013), possui mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2006) e graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação e administração de tecnologia e inovação.

Downloads

Publicado

02-08-2023

Como Citar

BELLINI, D.; NOVELI, M. Estudo da governança de TI em uma cooperativa de crédito. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i1.30974. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/30974. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos