Estudo da governança de TI em uma cooperativa de crédito
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.30974Palavras-chave:
Governança de TI, Cooperativa de Crédito, Tecnologia da InformaçãoResumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as características do framework de decisão e a identificação dos mecanismos de processo, estrutura e relacionamento, da Governança de Tecnologia de Informação (TI) de uma Cooperativa de Crédito. Realizou-se um estudo de campo com a intenção de identificar o caso particular da Sicoob Central em relação a sua estrutura de governança de TI, utilizando uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com membros da alta gestão e parte tática da organização. Realizou-se a caracterização do framework de decisão, considerando princípios de negócios, arquitetura de TI, infraestrutura de TI, necessidade de aplicações de negócio e investimentos em TI. De modo geral, o estudo lança luz sobre as práticas de governança do Sicoob Central e fornece insights sobre os processos decisórios, mecanismos estruturais e relacionamentos que sustentam a estrutura de governança de TI da organização. Essas descobertas podem ajudar outras organizações a desenvolver estratégias e estruturas eficazes de governança de TI que se alinhem com seus objetivos de negócios e melhorem seu desempenho geral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.