INVESTIMENTO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS E SEUS EFEITOS SOBRE O PIB BRASILEIRO (2002 - 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i2.31095

Palavras-chave:

Investimento. Energia Renovável., Sustentabilidade

Resumo

O crescente desenvolvimento tecnológico, alinhado ao aumento da densidade populacional, resultou em crises energéticas e levou os países a procurar adaptações com o uso das fontes de energias alternativas. O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos dos investimentos em energias renováveis (ER) sobre o PIB do Brasil entre 2002 e 2020. Em termos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como quantitativa/exploratória e explicativa por meio da utilização da técnica de análise de regressão simples. Os resultados mostram que ocorreu crescimento de 235,85% nos investimentos em ER durante os anos de 2002 e 2020 e que esses investimentos em energias renováveis preveem a variação do PIB brasileiro, ou seja, o modelo consegue explicar 0,038% da variável dependente. Conclui-se que as fontes de ER têm impacto positivo no crescimento do país, embora seja, ainda, relativamente baixo.

Biografia do Autor

Kaio Matheus Souza Lourenço

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Francisco Laercio Pereira Braga, Universidade Estadual do Ceará

Professor do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na coordenação do curso de Administração e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) da Universidade Federal do Ceará.

Matheus Chaves Lopes

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração/UECE.

Bruno Queiroz da Silva

Bruno Queiroz da Silva: Graduado em Tec. Hotelaria pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), Esp. em Gestão Empresarial pela Faculdade Nordeste (Fanor) e Esp. em Educação de Jovens e Adultos EJA pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Ciência de Dados pela FBUNI, Mestrando em Administração - UECE, atuando como professor nos cursos de Administração de empresas do Ensino superior Cearense: UECE, FADAM, UFC (tutor EAD)

Downloads

Publicado

03-04-2024

Como Citar

LOURENÇO, K. M. S.; PEREIRA BRAGA, F. L.; LOPES , M. C.; SILVA, B. Q. da. INVESTIMENTO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS E SEUS EFEITOS SOBRE O PIB BRASILEIRO (2002 - 2020). Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i2.31095. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/31095. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos