STUDY OF THE STREET MARKET OF CASCAVEL-PR: FROM PRODUCERS’ AND CUSTOMERS’ PERSPECTIVE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i2.31805

Palavras-chave:

Farmers market, Family farmers, Socio-productive inclusion.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o mecanismo de funcionamento de um mercado de agricultores para estimar seu potencial de inclusão socioprodutiva e comercial em comparação com cadeias varejistas convencionais. O artigo caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo aplicado à Feira do Pequeno Produtor em Cascavel, Paraná. Quanto aos resultados, o mercado de agricultores deste estudo foi capaz de demonstrar a inclusão socioprodutiva dos agricultores familiares por meio de três aspectos principais: primeiro, por se organizar por meio da associação de produtores; segundo, porque conta com relações próximas e de confiança entre os agricultores familiares e os clientes; e, terceiro, por manter relações solidárias entre os participantes. A feira livre firmou-se como um espaço percebido por clientes e produtores em duas das cinco dimensões dos mercados imersos.

Biografia do Autor

Susã Sequinel de Queiroz, UNIOESTE

Doutora em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Marechal Cândido Rondon/PR. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Toledo/PR. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel/PR.

Adriana Maria de Grandi, UNIOESTE

Docente do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Marechal Cândido Rondon/PR. Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Mestre em Engenharia Agrícola com ênfase em Pré-Processamento de Produtos Agrícolas. Graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Clério Plein, UNIOESTE

Graduado em Economia Doméstica (UNIOESTE), mestre e doutorando em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Professor no curso de Economia Doméstica da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

03-04-2024

Como Citar

SEQUINEL DE QUEIROZ, S.; MARIA DE GRANDI, A.; PLEIN, C. STUDY OF THE STREET MARKET OF CASCAVEL-PR: FROM PRODUCERS’ AND CUSTOMERS’ PERSPECTIVE. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i2.31805. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/31805. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos