RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ATENDIMENTO DAS NOTIFICAÇÕES DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS CONTRA PESSOAS IDOSAS NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35294Resumo
O presente artigo visa apresentar de uma forma suscinta e objetiva como está organizado o atendimento a denúncias de violência e/ou violação de direitos contra pessoas idosas no município de Francisco Beltrão, região sudoeste do Estado do Paraná, sendo este através de um olhar da política de Assistência Social. Inicialmente almeja-se trazer para a discussão conceitos do que é uma violência e quais são os principais tipos praticados contra pessoas idosas. Na sequência pretende-se apresentar uma experiencia inovadora do município supracitado, o qual há mais de uma década criou através de lei municipal um serviço semelhante a um disque denúncia, cujo nome é Disque Idoso Municipal 165, estando este vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social do referido município. Também serão apresentados alguns dados coletados diretamente no serviço do Disque Idoso Municipal 165, os quais demonstram um aumento significativo das notificações recebidas. No decorrer do artigo também será apresentado o que é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sendo este o órgão responsável para atendimento quando constatada a existência de situação de risco pessoal e/ou social contra as pessoas idosas. Outro órgão que será citado é o Ministério Público, o qual possui função crucial nos atendimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.