POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35306Resumo
O presente artigo aborda a experiência de realização de um projeto na área da primeira infância no município de Realeza, localizado no sudoeste paranaense. O desenvolvimento do projeto se deu articulado ao marco legal da primeira infância cujas diretrizes orientam a implementação de políticas públicas para a infância de zero a seis anos de idade em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil. O objetivo é expor os aspectos do referido projeto que foi operacionalizado pela Política de Assistência Social, a partir do financiamento de ações deliberadas pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) do Paraná. Por meio de revisão bibliográfica, documental e relato de experiência coloca-se em evidência a importância do acompanhamento familiar no âmbito da proteção social básica a crianças na primeira infância e suas famílias, o trabalho intersetorial e articulação com demais políticas sociais públicas para a promoção da proteção, defesa e garantia de direitos, bem como, aponta-se para a necessidade de financiamento continuado na área da primeira infância com vistas à materializar os princípios da prioridade absoluta e proteção integral previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.