“UM KILO DE ARROZ PRA NÃO MORRER DE FOME”
UMA ANÁLISE SOBRE O BENEFÍCIO EVENTUAL DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35460Palavras-chave:
Benefício Eventual de Auxílio Alimentação, Serviço Social, Segurança Alimentar e NutricionalResumo
Este artigo analisa a política pública de Benefício Eventual de Auxílio Alimentação — popularmente conhecida como “cesta básica” — no município de Francisco Beltrão (PR, Brasil), com base em uma pesquisa qualitativa realizada durante estágio obrigatório em um Centro de Referência de Assistência Social. A investigação articula fundamentos teóricos sobre a fome e a insegurança alimentar com dados empíricos obtidos por meio de questionários aplicados a usuários, executores e conselheiros da política. A análise evidencia tensões entre a concepção do benefício como direito e a percepção social de sua concessão como ajuda ou favor. Aponta-se a contradição entre o caráter eventual do benefício e a permanência da insegurança alimentar vivida pelos sujeitos atendidos. O estudo destaca a importância de ações mais universais, contínuas e integradas ao sistema alimentar, ressaltando o papel crítico da pesquisa no cotidiano profissional do Serviço Social. Conclui-se pela urgência de estratégias que promovam a superação do assistencialismo e consolidem o direito humano à alimentação adequada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.