ESTUDO SOBRE AS EVASÕES DE ESTUDANTES NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIOESTE, CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO/PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35486Resumo
A partir do crescente fenômeno da evasão no ensino superior no Brasil, este artigo apresenta a realidade, os impactos e as estratégias adotadas pelo curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, implantado no ano de 2015. Assim, em comemoração aos 10 anos de curso, este artigo propõe a problematizar os dilemas e desafios frente ao efetivo alcance da conclusão de curso, muitas vezes interrompido pelo alto e histórico índice de evasão. Este estudo, encampado por projeto de iniciação científica financiado com bolsa de pesquisa na categoria de ações afirmativas, apropriou-se de procedimentos metodológicos como pesquisa bibliográfica, documental e abordagem de campo com estudantes que se encontram ativos no processo de formação, investigando sua compreensão e conhecimento acerca dos motivos preponderantes das evasões, bem como, objetivando identificar o perfil do alunado, e assim, contribuir com o curso frente as estratégias de mediações. O método de análise se deu à luz da teoria social crítica e resultados apontam que, com a migração da oferta do curso do período matutino para o noturno e, da reformulação do PPP (2023), o cenário vem apresentando avanços importantes, mas ainda insuficientes, pois a ausência de uma política de assistência estudantil eficiente e efetiva, impede os avanços necessários para a permanência e conclusão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.