ESTUDO SOBRE AS EVASÕES DE ESTUDANTES NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIOESTE, CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO/PR

Autores

  • Debora Colpani unioeste
  • Andreia Agda Silva Honorato

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35486

Resumo

A partir do crescente fenômeno da evasão no ensino superior no Brasil, este artigo apresenta a realidade, os impactos e as estratégias adotadas pelo curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão, implantado no ano de 2015. Assim, em comemoração aos 10 anos de curso, este artigo propõe a problematizar os dilemas e desafios frente ao efetivo alcance da conclusão de curso, muitas vezes interrompido pelo alto e histórico índice de evasão. Este estudo, encampado por projeto de iniciação científica financiado com bolsa de pesquisa na categoria de ações afirmativas, apropriou-se de procedimentos metodológicos como pesquisa bibliográfica, documental e abordagem de campo com estudantes que se encontram ativos no processo de formação, investigando sua compreensão e conhecimento acerca dos motivos preponderantes das evasões, bem como, objetivando identificar o perfil do alunado, e assim, contribuir com o curso frente as estratégias de mediações. O método de análise se deu à luz da teoria social crítica e resultados apontam que, com a migração da oferta do curso do período matutino para o noturno e, da reformulação do PPP (2023), o cenário vem apresentando avanços importantes, mas ainda insuficientes, pois a ausência de uma política de assistência estudantil eficiente e efetiva, impede os avanços necessários para a permanência e conclusão.

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Publicado

23-09-2025

Como Citar

COLPANI, D.; SILVA HONORATO, A. A. ESTUDO SOBRE AS EVASÕES DE ESTUDANTES NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIOESTE, CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO/PR. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 11, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/gdemrevista.v11i1.35486. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/35486. Acesso em: 19 out. 2025.