DESIGUALDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE DE DADOS DO CADASTRO ÚNICO DO MUNICÍPIO FRANCISCO BELTRÃO (PR)
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35581Resumo
Este artigo analisa os dados do Cadastro Único no município de Francisco Beltrão (PR), para compreender as situações de proteção e desproteção social no contexto das desigualdades. A pesquisa é de caráter bibliográfico e utiliza dados vinculados a fatores que ajudam a explicar essas desigualdades, como emprego, renda e mudanças demográficas, especialmente relacionadas à transição da fecundidade. A leitura dos dados permite apoiar o planejamento, o diagnóstico e a avaliação das políticas públicas, além de orientar ações de proteção social voltadas à redução das desigualdades. Nessa perspectiva, os indicadores sociais oferecem informações que, quando analisadas tanto objetivamente quanto subjetiva, contribuem para reconhecer quais contextos favorecem a proteção social e onde persistem situações de vulnerabilidade. A escolha pelo município de Francisco Beltrão (PR) está relacionada à presença de um campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), favorecendo a aproximação com a realidade local e permite construir caminhos para pesquisas futuras em outras regiões do estado. As informações levantadas revelam como a desigualdade social se manifesta no território e como o uso qualificado dos dados pode direcionar políticas públicas mais alinhadas às demandas sociais, fortalecendo programas, projetos e serviços voltados ao enfrentamento da pobreza e das desigualdades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.