ACADÊMICAS(OS) TRABALHADORAS(ES): UMA REALIDADE DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIOESTE FRANCISCO BELTRÃO-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35584Resumo
O presente artigo tem como objetivo demonstrar o perfil dos alunos do curso de Serviço Social da Unioeste-PR campus Francisco Beltrão, no ano de 2018, com o enfoque na questão do aluno trabalhador e de que este aspecto influencia na sua relação com a dedicação e a satisfação perante o curso. Para tal, foi utilizada a disciplina de Oficina V, disponibilizada para os alunos e em conjunto com eles desenvolvida a metodologia e a análise de dados, com base em fundamentos estatísticos aplicados às ciências sociais. Em coletivo, houve a aplicação do questionário e compilação das respostas em uma máscara analítica, para posterior análise dos dados. Como resultado foi validada a hipótese de que a maioria das(os) acadêmicas(os) é trabalhador(a) e de que o trabalho impacta na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, o que nos traz indagações para melhoria do curso, dentre as quais pode-se citar: a ampliação de bolsas de estudo, pesquisa e extensão para o curso; bem como uma possível alteração para o período noturno.
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