O CARÁTER EDUCATIVO DO SERVIÇO SOCIAL E O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35587Palavras-chave:
Cinema, Juventude, Serviço Social, Extensão Universitária, EducaçãoResumo
O artigo aborda o caráter educativo do Serviço Social e o uso do cinema como ferramenta pedagógica para promover uma releitura crítica da realidade social. A proposta se insere no projeto de extensão Social Cine, vinculado ao curso de Serviço Social da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão/PR. O projeto promove sessões de cinema seguidas de oficinas dialógicas, voltadas a jovens do ensino médio de escolas públicas situadas em áreas periféricas e vulneráveis. A iniciativa parte da premissa de que o cinema pode despertar uma nova consciência política e contribuir para a transformação social. A metodologia da pesquisa combinou levantamento bibliográfico, trabalho de campo e análise à luz da teoria social crítica. Os dados mostram que os jovens apresentam potencial para desenvolver uma visão crítica e engajada da realidade, especialmente quando inseridos em espaços de diálogo e reflexão. O cinema, nesse contexto, aproxima os estudantes da universidade e os insere em debates sobre cidadania e direitos. O projeto também contribui para o cumprimento da função social do ensino superior, ao articular extensão, ensino e pesquisa. Além disso, reforça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Dessa forma, o Serviço Social assume uma dimensão pedagógica transformadora, atuando na construção de uma nova cultura crítica e participativa.
Palavras-chave: Cinema; Juventude; Serviço Social; Extensão Universitária; Educação.
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