CONDIÇÃO FEMININA DE MÃES EM SITUAÇÃO DE VULNERABIDADE SOCIAL
AGÊNCIA, DESAFIOS E POLÍTICAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35588Resumo
Este estudo objetiva analisar as vulnerabilidades sociais enfrentadas por mães atendidas nas Unidades de Saúde da Família na Zona Sul de Pato Branco/PR. Considera os determinantes sociais da saúde, como acesso à renda, tempo para autocuidado, trabalho formal, água potável, alimentação, educação e energia elétrica. Para compreender as relações estruturantes dessa realidade, utiliza as teorias da interseccionalidade e da consubstancialidade das relações sociais, destacando as interdependências entre raça, sexo e classe. A pesquisa é quanti-qualitativa, com dados obtidos por questionários aplicados à 109 mulheres gestantes ou mães de crianças de até dois anos, moradoras de territórios marcados por vulnerabilidades sociais e sanitárias. As coletas dos questionários foram realizadas entre 2022 e 2023, sistematizadas no Excel. Os dados integram uma pesquisa do Programa de Educação Tutorial em Saúde (PET-Saúde), que visa fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade. Os resultados apontam diversas expressões de vulnerabilidades socioeconômicas, como baixa renda, insegurança alimentar, baixa escolaridade, sobrecarga doméstica, além da feminização e racialização da pobreza. Apesar disso, identificaram-se estratégias de agência feminina, como o acionamento de redes institucionais e comunitárias para produção do cuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.