As CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM MARINGÁ-PR
PERFIL, PERCURSO FORMATIVO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS ASSISTENTES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v11i1.35646Palavras-chave:
Serviço Social, Condições de trabalhoResumo
Esse artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina-PR. Para fins deste trabalho serão apresentados dados referentes à identificação, percurso formativo e relações e condições de trabalho das assistentes sociais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde no município de Maringá-PR. As assistentes sociais se identificaram com o gênero feminino, com concentração significativa de profissionais entre 35 e 44 anos (50%). Onze profissionais se declaram brancas e uma parda. Há predominância da religião Católica. Todas possuem mais de 10 anos de formação e cursaram o ensino superior de forma presencial e possuem alguma titulação além da graduação. A maioria possui apenas um vínculo empregatício, atuando exclusivamente como servidoras municipais e cumprem trinta horas semanais. Todas ingressaram no serviço público por meio de concurso, sendo que 75% estão vinculadas ao regime estatutário e 25% ao regime celetista. A faixa salarial das profissionais é bastante variada e está diretamente relacionada ao regime jurídico e ao tempo de serviço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.