A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS PROMOTORES DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19408Palavras-chave:
Conceitos científicos, Ensino intencional, Ensino na alfabetização.Resumo
Este trabalho apresenta uma análise sobre a organização do ensino na alfabetização e suas aproximações e/ou distanciamentos para a aprendizagem de conceitos científicos promotores do desenvolvimento psíquico. A metodologia toma como referência a revisão bibliográfica sobre a temática, a observação e a análise de uma atividade de alfabetização realizada na primeira série do ensino fundamental. A partir dessa metodologia, procuram-se identificar as ações que estruturam a organização do ensino para a apropriação conceitual, feita pela professora, ao realizar uma atividade de alfabetização. A análise relativa à organização do ensino e à materialização da atividade de alfabetização fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural da linguagem, com base nos apontamentos de Vigotski, que compreende a relação de ensino e aprendizagem como processo cultural e historicamente mediado pela atividade humana. A opção teórica possibilitou uma reflexão crítica sobre a organização do ensino de alfabetização e suas relações com a aprendizagem conceitual. Os resultados apontam que o ensino na alfabetização estruturado por materiais que orientam as práticas dos professores numa perspectiva construtivista se distancia de um ensino intencional com potencial de aprendizagens de conceitos científicos que possibilitam a superação da visão particular do conceito pela capacidade de generalização do pensamento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.