UMA FOLHA SECA NÃO TEM LAR: INTERFACES DO DISCURSO EM RELAÇÃO À MULHER EM CANÇÕES DE AMADO BATISTA E MARÍLIA MENDONÇA

Autores

  • José Lucas Góes Benevides
  • Wilma Santos Coqueiro

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v20i2.23565
Agências de fomento

Palavras-chave:

Representação da mulher na música, Amado Batista, Marilia Mendonça.

Resumo

Neste artigo, compara-se as canções “Folha Seca”, de Amado Batista (1977), e “Amante não tem lar”, de Marilia Mendonça (2017), ambas compostas pelos respectivos intérpretes. O primeiro, um artista homem, representante da música “brega”, gênero musical que, via de regra, traz representações androcêntricas acerca do feminino. A segunda, uma mulher e expoente de um movimento musical que, em tese, expressa o empoderamento da mulher (o “feminejo” ou sertanejo feminino). Objetiva-se analisar como as letras das músicas refletem sobre o tema do adultério e da monogamia e a relação dessa abordagem com um ideal feminino de matriz patriarcal que coloca a mulher como naturalmente vocacionada ao casamento e à constituição de uma família nuclear através do matrimonio.  Busca-se demonstrar que, mesmo separadas por um hiato temporal de aproximadamente quarenta anos e de suas particularidades autorais, as músicas têm como lugar-comum referendar esse arquétipo e os preconceitos acerca do feminino dele provenientes.

Biografia do Autor

José Lucas Góes Benevides

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, campus Campo Mourão, na qual também cursou especialização em Estudos Literários (2018)  Licenciado  em História pela mesma instituição (2017)

Wilma Santos Coqueiro

Doutora em Letras. Docente do Curso de Letras da Unespar/Campo Mourão. 

UMA FOLHA SECA NÃO TEM LAR: INTERFACES DO DISCURSO EM RELAÇÃO À MULHER EM CANÇÕES DE AMADO BATISTA E MARÍLIA MENDONÇA

Downloads

Publicado

12-11-2019

Como Citar

GÓES BENEVIDES, J. L.; SANTOS COQUEIRO, W. UMA FOLHA SECA NÃO TEM LAR: INTERFACES DO DISCURSO EM RELAÇÃO À MULHER EM CANÇÕES DE AMADO BATISTA E MARÍLIA MENDONÇA. Ideação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 107–123, 2019. DOI: 10.48075/ri.v20i2.23565. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23565. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos