SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE – A COMPREENSÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.23964Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Universitários, Análise do ComportamentoResumo
Estudos realizados na última década têm demonstrado uma elevação no número de distúrbios psicológicos em estudantes universitários, afetando a qualidade de vida e o desenvolvimento dessa população. Dentre os transtornos apresentados por universitários a Síndrome de Burnout vem sendo relatada com uma incidência considerável. Investigações sobre a Síndrome de Burnout em estudantes universitários têm sido produzidas com o objetivo de entender como o contexto da educação superior afeta o bem-estar desta população. Entre os principais sintomas da Síndrome de Burnout estão exaustão emocional, despersonalização e sentimento de ineficácia nas atividades realizadas, além de fadiga, depressão e diminuição do desempenho acadêmico. Este estudo se propõe a compreender a Síndrome de Burnout em estudantes universitários, os sintomas mais comuns e as variáveis acadêmicas relacionadas a partir de uma revisão de literatura. Propõe-se também a abordar o problema a partir da compreensão Analítico Comportamental, com o objetivo de esclarecer possibilidades de prevenção e intervenção da Síndrome de Burnout no contexto educacional.
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