VIVENCIAS DE PACIENTES FRENTE À TROCA DE ESTAGIÁRIOS/TERAPEUTAS EM UMA CLÍNICA-ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.24987
Agências de fomento

Palavras-chave:

Processos psicoterapêuticos, Psicologia clínica, Aliança terapêutica

Resumo

A troca do terapeuta durante a psicoterapia incide diretamente na aliança de trabalho, porém, poucos estudos explicam a forma como pacientes vivem essa experiência e sua influência no processo psicoterápico. É preciso considerar as características institucionais dos serviços que convivem com a transitoriedade de terapeutas, como as clínicas-escola com estagiários/terapeutas. Este estudo buscou compreender a vivência de pacientes e os significados atribuídos à experiência de troca de estagiários/terapeutas de Psicologia em uma clínica-escola do sul do Brasil. Foram investigados dois participantes escolhidos por sorteio, após indicação da coordenação da clínica-escola de pacientes que vivenciaram, no mínimo uma vez, nos últimos dois anos, a troca de estagiário/terapeuta. O instrumento para a coleta de dados foi a entrevista em profundidade (Seidman, 2019). As entrevistas foram transcritas e, concomitantemente, começou-se a análise e interpretação, fundamentadas na técnica de isolamento temático de Van Manen (2018). A partir das unidades de significado reveladas, foi possível extrair a estrutura da experiência vivida. Nesse processo, emergiram duas unidades de significado: características do estagiário/terapeuta e aliança empática, que são a estrutura do tema fenomenológico: o paciente como sujeito no processo psicoterápico. Esse tema representa a essência do fenômeno vivido, em relação à troca do estagiário/terapeuta.

Biografia do Autor

Thiago Ribeiro Moreira, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Medicina Social

Myriam Siqueira da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Campus Pelotas Visconde da Graça

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Publicado

07-12-2020

Como Citar

MOREIRA, T. R.; CUNHA, M. S. da. VIVENCIAS DE PACIENTES FRENTE À TROCA DE ESTAGIÁRIOS/TERAPEUTAS EM UMA CLÍNICA-ESCOLA. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 202–219, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i2.24987. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24987. Acesso em: 3 maio. 2024.