Análise da educação em direitos humanos, valores e cidadania na fronteira trinacional a partir da percepção docente

Autores

  • Mateus Silva de Meneses Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
  • Miguel Antonio Ahumada Cristi Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i1.25787
Agências de fomento
Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Fronteira Trinacional.

Resumo

O artigo a seguir é resultado de uma pesquisa teórica e de um estudo de campo na esfera da denominada Educação em Direitos Humanos, principalmente, mas também incluindo as ideias de valores e cidadania. É uma investigação, a partir de entrevistas, sobre a forma como seus conteúdos e princípios são acolhidos pelos professores do Ensino Fundamental II que lecionam nas escolas da fronteira trinacional entre Brasil, Argentina e Paraguai. Para isso, apresenta-se uma fundamentação teórica desses direitos. Em seguida, tratamos dos princípios da educação em direitos humanos, estabelecidos por um programa de nível global da ONU. Fechamos a sessão teórica com um panorama da situação da educação em direitos humanos na América Latina. Na segunda parte do texto trazemos de maneira sintetizada os dados das entrevistas que logo analisamos mais profundamente sob a luz dos conceitos trabalhados na parte teórica, em busca de seus significados mais profundos.

Biografia do Autor

Mateus Silva de Meneses, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Graduando em Filosofia na UNILA.

Miguel Antonio Ahumada Cristi, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Licenciado em Educação e Pedagogia pela Universidad Nacional Arturo Prat, Iquique, Chile; Mestre em Filosofia pela Universidad Jesuita Alberto Hurtado, Santiago de Chile; Doutor em Educação e Sociedade pela Universitat de Barcelona, Catalunya. Desde 2015 ministra aulas de Espanhol no Ciclo Básico de Estudos, História da Educação e Filosofia da Educação nos eixos de formação pedagógica das licenciaturas, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Como Citar

MENESES, M. S. de; CRISTI, M. A. A. Análise da educação em direitos humanos, valores e cidadania na fronteira trinacional a partir da percepção docente. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 27–48, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i1.25787. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25787. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos