CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E ÁLVARO VIEIRA PINTO PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E HUMANIZADORA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26241Palavras-chave:
Paulo Freire, Álvaro Vieira Pinto, Educação crítica e humanizadoraResumo
Neste artigo objetivamos discutir sobre educação crítica e humanizadora, costurando um diálogo entre os intelectuais brasileiros Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto. Para isso, trazemos nossas perspectivas sobre leituras de algumas obras desses intelectuais, a partir das quais constatamos que a construção dessa educação tem como premissa o reconhecimento dos homens e mulheres enquanto sujeitos concretos, possuidores de saberes construídos em suas vivências, precisando apenas que suas consciências críticas sejam desenvolvidas. Alinhavamos a discussão apresentando as concepções de consciência ingênua e consciência crítica transpassadas nas obras dos dois intelectuais, aprofundando as relações destas à constituição de uma educação crítica e humanizadora. Frisamos que as ideias e pensamentos de Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto são pertinentes ao contexto do Brasil atual, no sentido de que contribui para o reconhecimento do outro e de suas diferenças, bem como contribui ao combate dos discursos conservadores e preconceituosos que ressurgiram com mais força nos espaços educativos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.