CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E ÁLVARO VIEIRA PINTO PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E HUMANIZADORA

Autores

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0001-6376-2828
  • Jully Anne Almeida Lima Universidade Federal Fluminense
  • Eliane Lopes Werneck de Andrade Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26241
Agências de fomento

Palavras-chave:

Paulo Freire, Álvaro Vieira Pinto, Educação crítica e humanizadora

Resumo

Neste artigo objetivamos discutir sobre educação crítica e humanizadora, costurando um diálogo entre os intelectuais brasileiros Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto. Para isso, trazemos nossas perspectivas sobre leituras de algumas obras desses intelectuais, a partir das quais constatamos que a construção dessa educação tem como premissa o reconhecimento dos homens e mulheres enquanto sujeitos concretos, possuidores de saberes construídos em suas vivências, precisando apenas que suas consciências críticas sejam desenvolvidas. Alinhavamos a discussão apresentando as concepções de consciência ingênua e consciência crítica transpassadas nas obras dos dois intelectuais, aprofundando as relações destas à constituição de uma educação crítica e humanizadora. Frisamos que as ideias e pensamentos de Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto são pertinentes ao contexto do Brasil atual, no sentido de que contribui para o reconhecimento do outro e de suas diferenças, bem como contribui ao combate dos discursos conservadores e preconceituosos que ressurgiram com mais força nos espaços educativos.

Biografia do Autor

Francisco Josimar Ricardo Xavier, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Integra o Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF)

Jully Anne Almeida Lima, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2015). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF (2019). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Participa do Grupo de Pesquisa "Currículo, Docência e Cultura" - CDC, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFF, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Sandra Lúcia Escovedo Selles, com orientação do Prof. Dr. José Roberto da Rocha Bernardo

Eliane Lopes Werneck de Andrade, Universidade Federal Fluminense

É mestre em Educação (UFF - 2016), possui Especialização em Ensino de Matemática (UFF - 2010), licenciada em Matemática (UFF - 2006) e em Pedagogia (UNIRIO - 2012). É professor docente 1 (SEEDUC - RJ - desde 2009).

Downloads

Publicado

24-06-2021

Como Citar

XAVIER, F. J. R.; LIMA, J. A. A.; DE ANDRADE, E. L. W. CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E ÁLVARO VIEIRA PINTO PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA E HUMANIZADORA. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 236–256, 2021. DOI: 10.48075/ri.v24i2.26241. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26241. Acesso em: 16 abr. 2024.