Bilinguismo e inclusão: uma reflexão sobre os alunos surdos na rede regular de ensino

Autores

  • Melissa Probst Rede Municipal de Educação de Blumenau-SC

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i1.27162
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação, Bilinguismo, Inclusão

Resumo

O presente texto, sobre o Bilinguismo e a educação de surdos, na perspectiva da inclusão dos surdos na rede regular de ensino, tem como pano de fundo estudos e discussões realizados ao longo de um curso de especialização em Letras-Libras. Caracterizado como bibliográfico de abordagem qualitativa, esse estudo objetivou refletir sobre as contribuições do bilinguismo para a inclusão escolar de crianças surdas; apresentar aspectos alguns legais da inclusão do surdo na educação escolar; discutir sobre elementos da cultura e identidade surda, e, por fim, refletir sobre o bilinguismo como ferramenta / estratégia positiva para a inclusão escolar. Os resultados apontam que trabalhar numa perspectiva inclusiva requer esforço conjunto de todos os atores educacionais, uma vez que é necessário pensar, de forma coletiva numa perspectiva de educação bilingue, na qual o aprendizado de outra língua não seja benéfico apenas ao surdo. Aos ouvintes, aprender Libras também possibilita o fortalecimento das estruturas linguísticas, ou seja, vai favorecer o desenvolvimento cognitivo e ampliar os horizontes das crianças, incentivando o pensamento criativo e permitindo um acesso maior à comunicação.

Biografia do Autor

Melissa Probst, Rede Municipal de Educação de Blumenau-SC

Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestra em Educação pela Universidade Regional de Blumenau. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau. Licenciada em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Bacharela em História pelo Centro Universitário Uninter. Coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Educação de Blumenau-SC. 

 

Downloads

Publicado

01-01-2022

Como Citar

PROBST, M. Bilinguismo e inclusão: uma reflexão sobre os alunos surdos na rede regular de ensino. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 80–93, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i1.27162. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/27162. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos