Pluralidade religiosa no Brasil
percepções sobre o processo de aprendizagem no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.28661Palavras-chave:
Percepções Discentes, Ensino Religioso, Ensino Remoto EmergencialResumo
Apresenta a análise de uma Produção Técnica Educacional, intitulada “Caderno Digital do Professor: Ensino Religioso”, implementada durante o Ensino Remoto Emergencial, em 2020, e tem como objetivo identificar as contribuições desse recurso por meio das percepções dos alunos sobre a sua aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma Escola pública do Estado do Paraná, com 20 alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, e os registros coletados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Sobre a percepção dos alunos acerca da sua própria aprendizagem, por meio das análises e reflexões, foram identificados indícios de que consideram ter aprendido os conteúdos, tendo em conta que as estratégias metodológicas utilizadas favoreceram esse processo no ensino remoto. No entanto, alguns alunos indicaram dificuldade na implementação do Caderno Digital do Professor. Quanto às contribuições do Caderno Digital do Professor para a aprendizagem discente, as estratégias e as metodologias utilizadas na sua implementação se apresentaram como o fator de maior relevância, uma vez que, por meio das atividades implementadas, os alunos indicaram ter compreendido os conteúdos previstos no currículo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.