A maternidade negra nos contos "Ana Davenga" e "Maria" de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.28872

Palavras-chave:

Conceição Evaristo – “Ana Davenga” e “Maria”, Crítica literária feminista, Literatura afro-brasileira, Maternidade negra

Resumo

Analisa os contos “Ana Davenga’ e “Maria” a partir da temática da maternidade negra. Considera, em perspectiva ginocêntrica, que a escritura de Conceição Evaristo adota “um discurso de duas vozes” termo proposto por Showalter, pois constrói as narrativas sob o olhar da mulher negra, discurso silenciado, e com isso denuncia as opressões de gênero, raça e classe, além de corroborar para a valorização da identidade da mulher negra dentro e fora da literatura. Este estudo leva em consideração os argumentos da literatura afro-brasileira, tomados principalmente de Eduardo de Assis Duarte, Miriam C. dos Santos e Conceição Evaristo, da teoria da literatura defendidos por Jaime Ginzburg, do pensamento feminista negro e do pensamento decolonial, evidenciados por Patrícia Hill Collins, Lélia Gonzalez e Grada Kilomba, e da crítica literária feminista, elaborados por  Rita Terezinha Schmidt e Elaine Showalter, para explorar a complexidade da temática maternidade negra.

Biografia do Autor

Kamillan Benevenuto de Souza, Universidade federal do Espírito Santo/ mestranda

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Letras Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2017).

Maria Mirtis Caser, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como professora voluntária no Programa de Pós-Graduação da UFES.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

BENEVENUTO DE SOUZA, K.; CASER, M. M. A maternidade negra nos contos "Ana Davenga" e "Maria" de Conceição Evaristo. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 210–227, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.28872. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/28872. Acesso em: 19 abr. 2024.