Relação entre Brasil e CIA exposta na revista CounterSpy
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29065Palavras-chave:
CIA, Pesquisa Documental, Brasil, EspionagemResumo
Em pesquisas no banco de dados da Central Intelligence Agency (CIA) foi localizado um documento que trazia a publicação de um volume da revista CounterSpy, contendo um artigo informando a respeito da relação entre certos fatos ocorridos no Brasil que teriam sido influenciados por governos norte-americanos através da CIA. O objetivo deste artigo científico foi o de analisar o documento preparado por este autor, articulando-o com a revista que o veiculou e com a própria atitude da CIA de armazenar tal texto em seu banco de dados. Para dar conta desta tarefa, lançou-se mão da abordagem da análise documental, decisão que trouxe um conjunto de possibilidades para se analisar um documento partindo-se da identificação de certas características contidas no processo empregado em sua confecção. Obteve-se como resultado desta pesquisa um artigo que informa ao leitor como pode ter sido a influência da CIA em um momento crítico da história brasileira, a passagem do governo João Goulart para o regime militar que o sucedeu, ao mesmo tempo em que algumas considerações podem ser feitas a respeito dos fatos narrados pelo autor do documento original, do próprio autor, da revista que o publicou e do serviço de informações que o arquivou. O documento estudado é muito rico em possibilidades analíticas e que o mesmo se dirigia a cidadãos norte-americanos, visando desestabilizar a CIA, sendo que o propósito desta abordagem pode ter interessado a serviços de informação rivais, isto durante a chamada Guerra Fria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.