Personagens da comunicação entre fronteiras
análises das narrativas da revista veja sobre uma ilha comunista
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29088Palavras-chave:
América latina, revista Veja, Cuba, narrativas, política internacionalResumo
Os resultados de pesquisa apresentados neste artigo objetivam compreender a formação política e cultural nas fronteiras comunicacionais como consequência da globalização, com reflexo nas mediações para formação de conhecimento social sobre a América Latina. Neste processo de interações sociais e conflitos de poder, as narrativas resultam de estratégias para composição de significados com seleção de vozes e performance dos personagens nos acontecimentos políticos, na construção de territorialidade política e cultural de narrativa hegemônica, cuja tessitura da trama, centra-se, neste contexto, em Cuba sob regime comunista. A metodologia empregada é a Análise Crítica da Narrativa, na análise de procedimentos dos narradores na configuração dos agentes sociais na diegese jornalística. O corpus da pesquisa resulta de enredos políticos da revista Veja, semanário tradicional brasileiro e ampla audiência, sobre cobertura política do país latino-americano entre os anos de 2008 e 2010, quando da aproximação com os Estados Unidos, com enfoque no período de mudanças da presidência com a impossibilidade física de Fidel Castro para governar a nação. Sobressaindo-se das análises a concepção de um núcleo simbólico de personagens, em consequência de estratégias construção da tessitura da trama política da revista Veja na defesa do modelo neoliberal, com reflexo na economia e cultura regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.