Cabelo, resistência e ressignificação

comparação entre o conto “Metamorfose” e o filme “Felicidade por um fio”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29095

Palavras-chave:

Cabelo crespo, Mulher negra, Cultura

Resumo

O presente artigo tem como objetivo comparar a construção das personagens principais no conto “Metamorfose” (2016), de Cristiane Sobral e no filme “Felicidade por um fio” produzido por Tracey Bing, Jared Leboff, Marc Platt e Sanaa Lathan.  A metodologia do trabalho é qualitativa de natureza bibliográfica, já que busca analisar a construção das personagens negras, a partir do cabelo, no conto e filme selecionados, em que é essencial a leitura de textos que tratem da Literatura comparada (CARVALHAL, 2016; NITRINI, 1996; CROCE, 2011) e da opressão social acerca do cabelo crespo (GOMES, 2002; FERREIRA; PINTO, 2014). A partir da análise, percebemos que a personagem Socorro presente no conto e Violet apresentada no filme, se aproximam em vários aspectos, principalmente quanto ao tratamento que têm com o cabelo, além disso, concluímos que as personagens Socorro e Violet representam muitas mulheres negras que crescem escutando que seus corpos são inferiores apenas por serem negros e que suas características biológicas devem ser escondidas para que possam se basear no ideal de beleza branca historicamente estabelecido.

Biografia do Autor

Rubenil da Silva Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Letras – área de concentração em Estudos Literários (UFPA). Professor Adjunto I de Literaturas de Língua Portuguesa (UFMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal (PPGLB). Líder do Grupo de Pesquisa em Literatura, Negritude e Diversidade (GEPELIND). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Literatura, enunciação e cultura (LECULT).

Jaqueline Cunha Gonçalves

Graduada em Letras/ Português (UFMA); Mestranda em Letras, área de concentração – Literatura, linha de pesquisa – literatura, cultura e fronteiras do saber. Programa de Pós-graduação em Letras Bacabal (PPGLB), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências, Educação e Linguagens (CCEL); Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA, R.; CUNHA GONÇALVES, J. Cabelo, resistência e ressignificação: comparação entre o conto “Metamorfose” e o filme “Felicidade por um fio”. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 122–141, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.29095. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29095. Acesso em: 29 mar. 2024.