Perspectivismo em "antes o mundo não existia"
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.29101Palavras-chave:
Perspectivismo, Transição, XamanismoResumo
Este trabalho pretende discutir na obra “Antes o Mundo Não Existia'' (2019) a teoria do Perspectivismo de Viveiros de Castro. A narrativa apresenta a mitologia Desana, desde os primórdios do Universo a aspectos importantes para a cultura. Buscou-se compreender a relação entre as transmutações sofridas pelas personagens, partindo da ideia de Perspectivismo como um fenômeno que defende a visão do corpo como um envoltório, passível de modificação. Para tanto, a pesquisa aborda aspectos estruturais e temáticos da obra. Foram selecionados quatro contos, sendo eles: “A história de Gãipayã e a origem da pupunha”, “História da origem da mandioca”, “Três histórias sobre Buhtari Gõãmũ, o espírito preguiçoso” e “As andanças pelo mundo de Umukomahsü Boreka”. Verificou-se que as mudanças que as personagens sofrem ao longo das histórias ocorrem por objetivos distintos. No entanto, os fatos analisados relacionam-se à teoria perspectivista uma vez que, embora a transformação ocorra de formas diversas, esta teoria compreende a transição entre as espécies, o xamanismo intrínseco às personagens e os conhecimentos de que cada uma se vale para modificar sua forma exterior, ocupando um corpo animal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.