Docência e inclusão no ensino superior

‘metamorfoses' nos percursos de um estudante/pesquisador surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29609

Palavras-chave:

Educação de surdos, Ensino bilíngue, Inclusão, Surdez, Libras

Resumo

Analisamos os percursos marcados pelo processo de ‘metamorfose’ (KAFKA, 2001) imposto a um estudante/pesquisador surdo na graduação e na pós-graduação. Apesar das legislações que reconhecem a língua e a cultura da comunidade surda (BRASIL, 2002; 2005; 2015; 2021), a surdez permanece interpretada em nossa sociedade a partir de um viés clínico-terapêutico. Esse entendimento repercute em uma noção estereotipada de superação lançada sobre as pessoas com deficiência que revela o capacitismo presente na sociedade (DI MARCO, 2020). Utilizamo-nos da abordagem qualitativa e das ‘histórias de vida’ (GAULEJAC, 1996) como metodologia investigativa, com a seguinte questão de pesquisa: como o binômio ‘inclusão versus exclusão’ está presente e impacta as trajetórias acadêmicas das pessoas surdas, em meio às contribuições e contradições das legislações que determinam a educação bilíngue? Estudamos o caso de Sílvio, pesquisador surdo da área da educação e linguagem que teve a conclusão de seu mestrado largamente publicizado pela instituição na qual este foi realizado. Enfocamos a (re)construção de sua trajetória acadêmica a partir de uma entrevista realizada em Libras e transcrita para a língua portuguesa e operacionalizamo-nos pela ‘análise do discurso’ (GREEN; BLOOME, 1997) para a construção de categorias analíticas que permitem explicar a influência da visão clínico-terapêutica nas trajetórias escolares acidentadas da comunidade surda. Indicamos a importância da formação de professores proficientes em Libras, do estímulo ao engajamento entre estudantes ouvintes e surdos nas atividades acadêmicas e da promoção de políticas de educação básica pautadas no ensino bilíngue. Esses elementos podem contribuir para que a universidade se torne mais inclusiva e democrática.

Biografia do Autor

Paula Aparecida Diniz Gomides, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei UFSJ e doutoranda em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Meus principais interesses de estudo situam-se no âmbito dos Letramentos Acadêmicos, mais especificamente, nas experiências de estudantes estrangeiros e/ou trajetórias de docentes vinculados a programas de Pós-Graduação Internacionalizados, em meio às práticas de letramento acadêmico que podem ser percebidas no ensino superior, bem como, as relações de poder existentes neste campo. Pesquisadora vinculada ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - Ceale da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento, da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ. Atualmente trabalho com as questões pertinentes às demandas estabelecidas à programas de pós-graduação como uma política de inserção internacional e seu impacto nas práticas de leitura e escrita dos principais atores destes processos e/ou educação de surdos no Brasil sob a perspectiva do ensino bilíngue (Português - LIBRAS).

Tiago da Silva Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006 e 2011). Atuou como professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e na graduação da Faculdade de Formação de Professores da FEBF - Uerj. Na rede de Duque de Caxias, também atuou desenvolvendo cursos on-line para a rede, como revisor, desenhista instrucional, professor-autor e mediador. Atuou como coordenador do curso on-line de Pedagogia, integrando a equipe do NEO (Núcleo de Educação Online) do Instituto Nacional de Educação de Surdos, após atuar como desenhista instrucional. Ainda exerce a função de professor adjunto de Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias da informação e comunicação, presencial e EAD, do Departamento de Ensino Superior da instituição. Sua formação mais recente é o Doutorado em Letras pela Puc-Rio, em que investigou as características do internetês, além de ressaltar a importância de seu estudo mais aprofundado para aproveitamento em diversas áreas de conhecimento, principalmente na educação. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase no tratamento da linguagem nas novas tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, ensino, abreviaturas, escrita e léxico. Orientou por quatro trabalhos monográficos de pós-graduação em novas tecnologias aplicadas à educação pelo Laboratório de Novas Tecnologias, da UFF.

Erliandro Felix Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Licenciado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduado em Logística e em Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul (UCS); especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Libras pela Faculdade Futura (Futura) e em Educação Especial, Educação Inclusiva e Libras (ESTRATEGO); e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Já atuou como professor no curso de extensão de Libras na UFJF, no curso Libras EaD da Universidade Federal Fluminense (UFF), como Tutor EaD do curso de extensão de Libras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e como bolsista auxiliar de tradução no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Atualmente, trabalha como professor substituto de Libras na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), é membro do grupo de pesquisa Ubuntu da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do grupo de pesquisa de Compreensão e produção escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: experiências, desafios e perspectivas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); também, é mestrando no programa de pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFRS.

William Velozo Francioni, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Tradutor e Intérprete Educacional de Libras-português (TILSP) e Coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) no Câmpus Avançado Ilha Solteira do Instituto Federal de São Paulo (IST/IFSP). Certificado e habilitado como TILSP pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS - BH/SEE/MG). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU); especialista em Educação e Tecnologia pela Universidade de São Carlos (UFSCar) e em Libras pela Faculdade Futura; bacharel em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e licenciado em Pedagogia pela Faculdade Intervale. Atualmente, é licenciando em Letras - Libras e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Possui experiência e interesse acadêmico por questões relacionadas aos Estudos da Tradução e da Interpretação, aos estudos linguísticos da Libras e à educação com/de/para surdos.

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

GOMIDES, P. A. D.; DA SILVA RIBEIRO, T.; FELIX SILVA, E. .; VELOZO FRANCIONI, W. . Docência e inclusão no ensino superior : ‘metamorfoses’ nos percursos de um estudante/pesquisador surdo. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 55–73, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.29609. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29609. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos