A interdisciplinaridade da prática educativa da capoeira no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29788

Palavras-chave:

Diversidade, Interdisciplinaridade, Educação, Escola

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender como a prática educativa da capoeira pode contribuir para o desenvolvimento da interdisciplinaridade nos anos finais do Ensino Fundamental. Desenvolveu-se pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica em que se utilizou como instrumentos de produção de dados a observação participante, a entrevista semiestruturada e uma oficina de intervenção. Os interlocutores da pesquisa foram 05 (cinco) professores do município de Assunção do Piauí, 04 (quatro) ministram aulas na Unidade Escola Evaristo Campelo de Matos, cenário desta pesquisa, e 01 (um) desenvolve atividades de capoeira em projetos sociais e comunitários do referido município. Os resultados apontam que a capoeira é uma prática educativa que possui várias capacidades formativas que quando trabalhadas de forma articulada com princípios educativos – como respeito, coletividade, valorização da diversidade e disciplina – podem contribuir para a formação humana, para a aprendizagem de conhecimentos escolares de caráter interdisciplinar, para a saúde, entre outras vantagens. O potencial interdisciplinar da capoeira fortalece o seu caráter educativo como um instrumento educacional de socialização de saberes e virtudes como o companheirismo, a camaradagem, o trabalho em equipe, o respeito às diferentes opiniões e à diversidade, tornando-a uma espécie de educação popular, muito difundida na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Possui Mestrado em Educação pela UFPI. Especialista em Políticas Públicas para Crianças e Jovens pela UFPI (2012). É graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Piauí (2002) e em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Atua como Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UFPI). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo e formação inicial e continuada de professores. É integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional – NIPEEPP.

Marcus Vinicius Antunes dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor da Rede Municipal de Educação de Assunção – Pi.

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

MELO, R. A.; SANTOS, M. V. A. dos. A interdisciplinaridade da prática educativa da capoeira no ensino fundamental. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 135–155, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.29788. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29788. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos