O trabalho escolar com leitura
Apropriação de objetos culturais e formação integral dos sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30036Palavras-chave:
Cultura, Escolarização, Formação Humana, Leitura, Prática SocialResumo
O presente estudo teve como objetivo compreender como o desenvolvimento de um percurso de ensino convergente com a perspectiva histórico-cultural pode contribuir para formação humana integral dos sujeitos. Movidos por esse objetivo, o estudo teórico-epistemológica e tem suas implicações teórico-metodológicas ancoram-se pelo materialismo histórico e dialético (Vigotski, 2007 [1984]; 2099 [1934]; Leontiev, 1978; Haddad, 1999; Heller, 2008 [1970]; Duarte; Martins, 2013; Saviani; Duarte, 2010). A metodologia de pesquisa volta-se a uma pesquisa-ação (Thiollent, 2009 [1985]), e a metodologia da ação, compreende a metodologia defendida por Saviani (2012 [1983]). As reflexões se aprofundaram na temática da leitura e da formação humana potencialmente facultadas pela intervenção pedagógica de então (Britto, 2003; 2012; 2015; Duarte; Martins, 2013; Saviani; Duarte, 2010). As compreensões depreensíveis desse processo são relevantes para o campo de estudos em Educação Linguística, na medida em que subsidiam a reflexão e potenciais avanços no processo de formação humana escolar devido ao planejamento docente, o qual converteu-se num conjunto de ações que possibilitou aos sujeitos a apropriação de conceitos científicos e instrumentos, que permitem aos alunos transcendência das formas pragmáticas de leituras em favor da apropriação de objetos da cultura mais densos.
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