O estudo dos gêneros do discurso a partir do método sociológico
Uma análise das dimensões social e verbo-visual de uma tirinha de Alexandre Beck
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30037Palavras-chave:
Método Sociológico, Gênero discursivo tira/tirinha, Dimensão Verbal, Dimensão verbo-visualResumo
Como estudiosos da linguagem e professores de língua portuguesa, interessa-nos um trabalho com a língua viva e concreta. Isso requer que os gêneros do discurso/discursivos sejam analisados a partir de uma ordem metodológica sociológica, tal como explicitada por Volóchinov (2018). Nessa perspectiva, faz-se necessário considerar a dimensão social (extraverbal) e verbal dos gêneros, além de seus elementos constituintes indissociáveis – o conteúdo temático (tema), a construção composicional e o estilo dos textos-enunciados –, os quais, unidos, produzem os sentidos do texto. A fim de que os conceitos mencionados sejam melhor compreendidos, realizamos uma análise com base em um texto-enunciado concreto, um exemplar do gênero tira/tirinha, entrelaçando a reflexões teóricas de autores como Bakhtin (2003, 2016), Volóchinov (2018, 2019), Faraco, Castro e Tezza (2007), Brait (2018a, 2018b), Brait e Amorim (2020), Sobral (2009), entre outros, trazidos aqui para nos auxiliarem nas análises do texto-enunciado utilizado como exemplo para nossa investigação por meio do método sociológico e, principalmente, sócio-histórico, como propõe Bakhtin. Com base no estudo realizado, fica evidente que os elementos que constituem o gênero estão entrelaçados e que a significação de fato só é possível se considerada a parte não verbalizada e a verbalizada do texto-enunciado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.