O estudo dos gêneros do discurso a partir do método sociológico

Uma análise das dimensões social e verbo-visual de uma tirinha de Alexandre Beck

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30037

Palavras-chave:

Método Sociológico, Gênero discursivo tira/tirinha, Dimensão Verbal, Dimensão verbo-visual

Resumo

Como estudiosos da linguagem e professores de língua portuguesa, interessa-nos um trabalho com a língua viva e concreta. Isso requer que os gêneros do discurso/discursivos sejam analisados a partir de uma ordem metodológica sociológica, tal como explicitada por Volóchinov (2018). Nessa perspectiva, faz-se necessário considerar a dimensão social (extraverbal) e verbal dos gêneros, além de seus elementos constituintes indissociáveis – o conteúdo temático (tema), a construção composicional e o estilo dos textos-enunciados –, os quais, unidos, produzem os sentidos do texto. A fim de que os conceitos mencionados sejam melhor compreendidos, realizamos uma análise com base em um texto-enunciado concreto, um exemplar do gênero tira/tirinha, entrelaçando a reflexões teóricas de autores como Bakhtin (2003, 2016), Volóchinov (2018, 2019), Faraco, Castro e Tezza (2007), Brait (2018a, 2018b), Brait e Amorim (2020), Sobral (2009), entre outros, trazidos aqui para nos auxiliarem nas análises do texto-enunciado utilizado como exemplo para nossa investigação por meio do método sociológico e, principalmente, sócio-histórico, como propõe Bakhtin. Com base no estudo realizado, fica evidente que os elementos que constituem o gênero estão entrelaçados e que a significação de fato só é possível se considerada a parte não verbalizada e a verbalizada do texto-enunciado.

Biografia do Autor

Alex Meneghete Vaz, Unioeste

Graduado em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário FAG, em Cascavel, PR, Brasil; Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, PR, Brasil. Professor da Rede Municipal de Ensino, em Assis Chateaubriand, PR, Brasil. Orcid: https://orcid.org//0000-0002-1348-9701.

Ana Caroline Montrezol Diniz, Unioeste

Graduada em Letras Português-Inglês e suas respectivas literaturas pelo Centro Universitário FAG; Pós-graduada em Língua Inglesa: Estudos Linguísticos, Literários e Culturais pelo Centro Universitário FAG e em Gestão Escolar, pela Faculdade São Braz. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel-PR, na área de concentração Linguagem e Sociedade e na linha de pesquisa: Estudos da Linguagem ? Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade. Pesquisadora na área da Linguística Aplicada, da Sociolinguística e da Fonética e da Fonologia com ênfase na alfabetização. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Santa Helena- PR.

Douglas Corrêa da Rosa, Unioeste

É Licenciado em Letras Letras Português/Italiano, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), graduando em Letras-Libras Tradução - Bacharel, pela Unioeste/UAB, Mestre em Letras, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, da Unioeste, Doutor em Letras, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, na mesma universidade. Tem desenvolvido pesquisas nas seguintes áreas: Análise Dialógica do Discurso; Linguística Aplicada; Gêneros Discursivos; Ensino de Língua Portuguesa: Leitura, Escrita e Análise Linguística, entre outros temas afins. Atuação Profissional: ensino de Língua Portuguesa e Língua Italiana em escolas particulares de ensino, cursos de Formação Continuada para professores da rede pública de ensino; atualmente, professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino (SEED-PR). É integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino, que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unioeste. Integra o núcleo de pesquisa Observatório da Educação, que articula projetos de pesquisa e extensão voltados ao ensino da linguagem na educação básica. É membro do corpo editoria da Revista Forproll. Orcid - orcid https://orcid.org/0000-0002-3594-4437 Research ID - http://researchid.co/douglas.rosa2

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

MENEGHETE VAZ, A.; MONTREZOL DINIZ, A. C. .; CORRÊA DA ROSA, D. O estudo dos gêneros do discurso a partir do método sociológico: Uma análise das dimensões social e verbo-visual de uma tirinha de Alexandre Beck. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 55–73, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30037. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30037. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos