Políticas da representação

a transparência total ou a identidade como fake

Autores

  • Julia Akemi Takayama Ferry USP
  • Daniel Modos PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30093

Palavras-chave:

ciberespaço, queer, performance

Resumo

A partir de uma compreensão do ciberespaço da internet como espaço público digital, o qual pode ser ocupado politicamente, investigamos preliminarmente como os regimes de representação cibernéticos se configuram, quais valores culturais obedecem e os efeitos subjetivos e políticos destas configurações. Por meio de um estudo de caso, a "Blogueirinha", personagem criada em um perfil nas redes sociais, analisamos algumas das potencialidades e limitações da performance queer no ciberespaço. Tendo em vista as injunções específicas das políticas de representação ordenadas pelas demandas da sociedade do espetáculo e da transparência, desenvolvemos que tais demandas não são opostas, mas articuladas a partir de uma lógica cínica. Um movimento contrário ao cinismo contemporâneo seria a performance da Blogueirinha, a qual, por meio da paródia, questiona tanto a expectativa de transparência total quanto propõe um uso lúdico da identidade como fake e queer. Por fim, concluiu-se que a Blogueirinha, simultaneamente, desempenha uma subversão do ponto de vista das normativas de gênero e das normas sociais do ciberespaço, como também se integra ao circuito do mercado tendo descoberto uma forma de ser rentável através de sua performance.

Biografia do Autor

Julia Akemi Takayama Ferry, USP

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Daniel Modos, PUC-SP

Psicanalista e psicólogo graduado pela PUC-SP, integrante do grupo de trabalho e pesquisa em Psicanálise e Contemporaneidade (Sedes Sapientiae).

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

FERRY, J. A. T.; MODOS, D. Políticas da representação: a transparência total ou a identidade como fake. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 90–106, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30093. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30093. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos