Políticas da representação
a transparência total ou a identidade como fake
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30093Palavras-chave:
ciberespaço, queer, performanceResumo
A partir de uma compreensão do ciberespaço da internet como espaço público digital, o qual pode ser ocupado politicamente, investigamos preliminarmente como os regimes de representação cibernéticos se configuram, quais valores culturais obedecem e os efeitos subjetivos e políticos destas configurações. Por meio de um estudo de caso, a "Blogueirinha", personagem criada em um perfil nas redes sociais, analisamos algumas das potencialidades e limitações da performance queer no ciberespaço. Tendo em vista as injunções específicas das políticas de representação ordenadas pelas demandas da sociedade do espetáculo e da transparência, desenvolvemos que tais demandas não são opostas, mas articuladas a partir de uma lógica cínica. Um movimento contrário ao cinismo contemporâneo seria a performance da Blogueirinha, a qual, por meio da paródia, questiona tanto a expectativa de transparência total quanto propõe um uso lúdico da identidade como fake e queer. Por fim, concluiu-se que a Blogueirinha, simultaneamente, desempenha uma subversão do ponto de vista das normativas de gênero e das normas sociais do ciberespaço, como também se integra ao circuito do mercado tendo descoberto uma forma de ser rentável através de sua performance.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.