Práticas socioespaciais em escolas de Rio Grande − RS
ocupação, protagonismo juvenil e participação democrática
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30147Palavras-chave:
Movimento de ocupação secundarista, práticas socioespaciais, protagonismo juvenilResumo
O artigo trata do momento político vivenciado entre os meses de maio e junho de 2016 no que diz respeito ao movimento realizado pelos estudantes secundaristas e que ganhou as escolas, as ruas e as mídias da época com a nomenclatura Movimento de Ocupação, no recorte espacial do município de Rio Grande no estado do Rio Grande do Sul − RS. Fundamenta-se nas práticas socioespaciais que o constituíram, possibilitando compreender processos sociais e pessoais delas advindas. A pesquisa de natureza qualitativa tomou como método para geração de dados a entrevista narrativa com estudantes que participaram do processo de ocupação em dez escolas do município citado. Essas memórias foram analisadas tendo como procedimento para o tratamento dos dados processos da análise de conteúdo. A base de análise foi organizada com os conceitos de lugar, território, redes e ação política para compreender os processos desenvolvidos nas escolas durante o movimento e, também, no período que o sucedeu. Como resultados a pesquisa revelou que aprendizagens democráticas foram construídas a partir de um processo de protagonismo juvenil como ação política, com conquistas no âmbito político e pessoal que reconfiguraram as escolas enquanto território e lugar naquele tempo e espaço das ocupações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.