O não-lugar da diversidade na representação das famílias no livro didático de inglês
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30360Palavras-chave:
Ensino de inglês, representações familiares, diversidadeResumo
As mudanças de perspectiva sobre o conceito de educação e como ela deve ser desenvolvida, principalmente nas últimas décadas, demandam da escola uma maior aproximação dos contextos sociais nos quais os educandos estão inseridos. Nesse sentido, as diferentes composições de família formadoras da sociedade devem ser representadas de maneira natural nos ambientes escolares, não apenas para promover o reconhecimento de aprendizes que integram configurações familiares diferentes da imposta socialmente, mas também para exercitar o respeito às experiências individuais. Neste artigo, analisamos a unidade com a temática Família em três livros didáticos de inglês, a fim de compreender quais arranjos familiares são neles representados. Para a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa que fundamenta essa análise, utilizamos os estudos de Anjos (2019; 2020), Candau (2011), Freire (2004), hooks (2013), Leffa (2021), Lima (2009), Siqueira (2012; 2015), Pennycook (1994; 2001), et alia. Identificamos que as representações familiares apresentadas nessas obras privilegiam apenas alguns modelos de família, reforçando preconceitos e estereótipos. Assim, destacamos a importância e a urgência de que as configurações sociais e familiares representadas nos livros didáticos de inglês fomentem o respeito à diversidade, de modo que os educandos se reconheçam, e também acolham diferentes formatos de família como constituintes da sociedade.
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