“Nesse tempo histórico”
uma nova realidade a ser pensada para o uso das tecnologias digitais nas licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30463Palavras-chave:
Representações sociais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino remoto emergencial, DesigualdadeResumo
Em função dos recorrentes casos de Covid-19 no Brasil e no mundo, houve a necessidade de adaptação e transformação dos espaços educacionais, através da inserção de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, tanto no âmbito da Educação Básica como no Ensino Superior. Tal mecanismo acabou aumentando as desigualdades, criando-se uma falsa sensação de inclusão. Com o objetivo de compreender melhor a situação, buscamos investigar as representações sociais de professores universitários de uma instituição federal localizada na Bahia acerca do uso das tecnologias digitais em um cenário de retorno dos estudantes e docentes ao ensino presencial. Disponibilizamos aos docentes um questionário elaborado no Google Forms através de e-mail institucional e via Whatsapp. Para dimensionar a análise, conforme proposto por Bardin, elaboramos uma nuvem de palavras, destacando-se as categorias Aluno (termos mais expressivos: professor, aprendizagem, dificuldade) e Aula (termos mais expressivos: tecnologia, tic, acesso, presencial, atividade, pedagógica). As respostas foram interpretadas à luz da Teoria das Representações Sociais. Concluímos que os professores veem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como recurso didático-pedagógico que oportuniza a diversificação das aulas, mas que também pode causar exclusão entre os estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.