“Nesse tempo histórico”

uma nova realidade a ser pensada para o uso das tecnologias digitais nas licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30463

Palavras-chave:

Representações sociais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino remoto emergencial, Desigualdade

Resumo

Em função dos recorrentes casos de Covid-19 no Brasil e no mundo, houve a necessidade de adaptação e transformação dos espaços educacionais, através da inserção de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, tanto no âmbito da Educação Básica como no Ensino Superior. Tal mecanismo acabou aumentando as desigualdades, criando-se uma falsa sensação de inclusão. Com o objetivo de compreender melhor a situação, buscamos investigar as representações sociais de professores universitários de uma instituição federal localizada na Bahia acerca do uso das tecnologias digitais em um cenário de retorno dos estudantes e docentes ao ensino presencial. Disponibilizamos aos docentes um questionário elaborado no Google Forms através de e-mail institucional e via Whatsapp. Para dimensionar a análise, conforme proposto por Bardin, elaboramos uma nuvem de palavras, destacando-se as categorias Aluno (termos mais expressivos: professor, aprendizagem, dificuldade) e Aula (termos mais expressivos: tecnologia, tic, acesso, presencial, atividade, pedagógica). As respostas foram interpretadas à luz da Teoria das Representações Sociais. Concluímos que os professores veem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como recurso didático-pedagógico que oportuniza a diversificação das aulas, mas que também pode causar exclusão entre os estudantes.

Biografia do Autor

Michele Marcelo Silva Bortolai, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (área de concentração: Ensino de Química)

Elessandra Góis dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licencianda em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Centro de Formação de Professores, Amargosa -Bahia

Thales Marcelo Dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui formação como Técnico em Zootecnia pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (Campus Santa Inês) em 2016. Graduando do curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Formação de Professores até o momento.

Lourdes Oliveira Galvão, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licencianda em Química, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Centro de Formação de Professores, Amargosa-Bahia

Downloads

Publicado

30-06-2023

Como Citar

BORTOLAI, M. M. S.; GÓIS DOS SANTOS, E. .; MARCELO DOS SANTOS, T.; OLIVEIRA GALVÃO, L. “Nesse tempo histórico”: uma nova realidade a ser pensada para o uso das tecnologias digitais nas licenciaturas. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 204–225, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30463. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/30463. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos