Lugar, percepção e interpretação da narrativa literária.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30619Palavras-chave:
Narração, lugar, interpretação literária, fenomenologia da percepção, geografia humanista.Resumo
O presente artigo se propõe a discutir o que é lugar narrativo a partir das perspectivas da fenomenologia da percepção, da geografia humanista e da narratologia. Para este estudo analítico, consideramos que a experiência percepcional do leitor possibilita a instituição de uma determinada perspectiva, uma vez que pressupõe, em primeira instância, para o estudo de lugar narrativo, a constituição do lugar epistemológico e metodológico. É a instituição e a constituição desse lugar, fundamentado nas perspectivas supracitadas que nos permite desenvolver as teses de desdobramento locacional, de filtragem metonímica e ideológica, de intersecção e perpassagens instanciais. Outrossim, isso nos permite, também, ressaltar a inter-relação direta e intrínseca entre experiência perceptiva de lugar e decodificação literária enquanto processo que funde, neste caso, o (re)conhecimento do código literário com os (re)conhecimentos e as habilidades espaciais do leitor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.