As Relações entre espaço e maternidade em Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v25i2.30636Palavras-chave:
Maternidade, Espaço, Quarto de DespejoResumo
Neste artigo, analisaram-se as relações entre espaço e maternidade em Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus (2014). Neste estudo, buscou-se demonstrar, por meio da análise da narrativa, as relações entre espaço e representação da maternidade encenada pela narradora-personagem da referida obra. Além disso, investigou-se a construção da personagem Carolina, observando-se sobretudo a perspectiva sociocultural no espaço narrativo e demonstrando as intrínsecas relações entre esse espaço e o contexto de formação desse sujeito materno. Para a realização desta pesquisa, serviram de norte teórico-metodológico os conceitos de topoanálise (BORGES FILHO, 2007), de personagem de ficção (CANDIDO, 2009), de identidade (HALL, 2006), assim como os de maternidade e maternagem (GRADVOHL; OSIS; MAKUCH, 2014). Observou-se a interferência do espaço no comportamento da personagem, considerando também as relações que ela mantinha com seus filhos, com seus vizinhos e consigo mesma. Embora a narradora-personagem mantivesse uma relação negativa com o espaço onde ocorre a maior parte da narrativa, é justamente essa relação que a impulsionava a ser uma mãe provedora e protetora para seus filhos, estabelecendo com eles um forte vínculo afetivo, ou seja, indo além da maternidade e alcançando a maternagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.