A difusão da língua inglesa como instrumento de poder: uma análise sob a geopolítica do conhecimento

Autores

  • Juliana Zanoni Tao UDC - Centro Universitário Dinâmica das Cataratas
  • Manoela Marli Jaqueira

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v26i1.31691

Palavras-chave:

Geopolítica do conhecimento, Língua Inglesa, Decolonialidade, Poder

Resumo

O presente artigo aborda a difusão da língua inglesa como instrumento de poder sob a ótica da  geopolítica. Para isso, o objetivo foi estabelecer uma relação entre a geopolítica do conhecimento e a colonialidade do saber com a difusão do inglês na produção de textos acadêmicos. Dessa forma, teve-se o esforço em debater e refletir acerca da naturalização do inglês como língua franca disseminada através de estratégias de poder. Com isso, através de revisões bibliográficas que perpassam o tema e pela revisão sistemática da literatura decolonial, foi possível apresentar os principais enfoques teóricos da geopolítica do conhecimento e os contrastar com políticas de poder de um país falante de língua inglesa. Neste viés, o texto tem como pergunta-problema: De que modo, a partir de uma geopolítica de produção de conhecimento, os Estados de língua inglesa, em específico os Estados Unidos, utilizaram-se do idioma como instrumento de poder para incorporar a produção de textos acadêmicos escritos em países que não possuem o inglês como idioma oficial. Em vista disso, procurou-se investigar o lugar do conhecimento central e universal e como este percorre as espacialidades subalternas uma vez implicando na relação poder e saber.

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Publicado

17-01-2024

Como Citar

ZANONI TAO, J.; MARLI JAQUEIRA, M. A difusão da língua inglesa como instrumento de poder: uma análise sob a geopolítica do conhecimento . Ideação, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 92–104, 2024. DOI: 10.48075/ri.v26i1.31691. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/31691. Acesso em: 21 dez. 2024.