PERFIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO INFANTOJUVENIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.34194

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Institucionalização, Perfil de saúde, Enfermagem

Resumo

Resumo: objetivou-se neste estudo investigar o perfil social e de saúde de crianças e adolescentes institucionalizados em uma casa de acolhimento infantojuvenil. O acolhimento institucional é uma medida adotada para proteção de crianças e adolescentes, que vivem em situações de risco, devendo ser excepcional e provisório. Trata-se de um estudo documental retrospectivo de abordagem quantitativa, que utilizou dados dos prontuários de crianças e adolescentes institucionalizados de 01/01/2018 a 01/01/2021. A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2021 em um Instituição de acolhimento Infantojuvenil de um município do Sul do Brasil. Foi utilizada a estatística descritiva para análise. Os resultados apontam que a maioria das crianças e adolescentes acolhidos era do sexo feminino e tinha menos de 1 ano de idade. Ademais, 15,38% dos acolhidos tinham doenças prévias, sendo as medicações mais utilizadas as antipsicóticas. O principal motivo do acolhimento foi a negligência, sendo o principal motivo da saída da instituição o encaminhamento para família acolhedora. O estudo mostrou que os acolhidos possuem diversos problemas de saúde física e mental, sendo necessário atender as demandas apresentadas, tanto aquelas presentes antes do acolhimento quanto as impostas pela separação familiar, na institucionalização. Nesse contexto, é fundamental a inserção do enfermeiro, contribuindo para a saúde dessa população, no acompanhamento da vacinação, do uso das medicações, dos encaminhamentos médicos, bem como na reinserção familiar após a institucionalização.

Biografia do Autor

Ruth Irmgard Bartschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira, Doutora em Ciências, Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e do curso de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

BARTSCHI GABATZ, R. I.; SPECHT, A. L.; MARTEN MILBRATH, V.; DE ALMEIDA FERREIRA, V.; ZANINI MORAES, J. PERFIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO INFANTOJUVENIL. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 124–143, 2025. DOI: 10.48075/ri.v27i2.34194. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34194. Acesso em: 21 dez. 2025.