PERFIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ASSISTIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO INFANTOJUVENIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.34194Palavras-chave:
Criança, Adolescente, Institucionalização, Perfil de saúde, EnfermagemResumo
Resumo: objetivou-se neste estudo investigar o perfil social e de saúde de crianças e adolescentes institucionalizados em uma casa de acolhimento infantojuvenil. O acolhimento institucional é uma medida adotada para proteção de crianças e adolescentes, que vivem em situações de risco, devendo ser excepcional e provisório. Trata-se de um estudo documental retrospectivo de abordagem quantitativa, que utilizou dados dos prontuários de crianças e adolescentes institucionalizados de 01/01/2018 a 01/01/2021. A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2021 em um Instituição de acolhimento Infantojuvenil de um município do Sul do Brasil. Foi utilizada a estatística descritiva para análise. Os resultados apontam que a maioria das crianças e adolescentes acolhidos era do sexo feminino e tinha menos de 1 ano de idade. Ademais, 15,38% dos acolhidos tinham doenças prévias, sendo as medicações mais utilizadas as antipsicóticas. O principal motivo do acolhimento foi a negligência, sendo o principal motivo da saída da instituição o encaminhamento para família acolhedora. O estudo mostrou que os acolhidos possuem diversos problemas de saúde física e mental, sendo necessário atender as demandas apresentadas, tanto aquelas presentes antes do acolhimento quanto as impostas pela separação familiar, na institucionalização. Nesse contexto, é fundamental a inserção do enfermeiro, contribuindo para a saúde dessa população, no acompanhamento da vacinação, do uso das medicações, dos encaminhamentos médicos, bem como na reinserção familiar após a institucionalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.