A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E SOCIEDADE
CONSTRUTIVISMO E PLANEJAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.34297Palavras-chave:
Construtivismo, Planejamento, Ciência, Política, ConhecimentoResumo
Desde a modernidade, a ciência adotou uma abordagem objetiva e formal, distanciando-se do político e do subjetivo. No entanto, os desafios do século XX mostram que uma abordagem mais complexa e interdisciplinar é necessária para responder à crescente complexidade dos problemas sociais e científicos. Este texto, com base nas ideias de Carlos Matus e Óscar Varsavsky, argumenta que a política enfrenta dificuldades para lidar com problemas sociais multifacetados devido aos modelos de percepção fornecidos, principalmente os da ciência. Varsavsky destaca uma abordagem construtivista para políticos e planejadores que, apesar de estarem a par dos avanços científicos, carecem de grandes ideias. Matus sugere que o planejamento deve servir como um método de governança, mobilizando diversas perspectivas. A integração entre a esfera social e científica pode levar ao desenvolvimento conjunto de ambas. O objetivo é criticar os modelos tradicionais e suas bases epistemológicas, apresentando um modelo mais amplo e integrado, promovendo uma abordagem interdisciplinar que inclua aspectos científicos e sociais para enfrentar de forma eficaz os desafios contemporâneos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.