TERMÔMETRO SOCIAL DA COVID-19 EM PORTO VELHO-RO: ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA PELA POPULAÇÃO VULNERÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v27i2.34503Palavras-chave:
Covid-19, Populações Vulneráveis, Políticas Públicas, Saúde PúblicaResumo
A pandemia Covid-19 agudizou as disparidades e desafios emergentes em saúde nas populações vulneráveis. Este estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciaram o enfrentamento da pandemia Covid-19 na população vulnerável em Porto Velho-RO. Estudo descritivo e abordagem quantitativa realizado a partir de amostragem por conveniência de migrantes, refugiados, apátridas, indivíduos vivendo em situação de rua, e residentes de favelas e/ou assentamentos rurais no município, com idade igual ou superior a 18 anos, a partir de entrevistas, utilizando a plataforma do software REDCap, e analisados por meio de estatística descritiva, após atender aos preceitos éticos. Foram realizadas 102 entrevistas, das quais a maioria não realizou o teste para o diagnóstico de Covid-19 antes da vacinação, nem adoeceram pela doença, com a compreensão de que mesmo após a infecção é necessária vacina. Dentre os efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19, destaca-se a dor no local da aplicação, muscular, além de calafrios e febre. Sentiam a pressão social para vacina contra a Covid-19, mesmo que não consideravam que deveria ser obrigatória e confiavam na eficácia. A fonte de informação mais comum era o telejornal e Internet. Confiavam nas três esferas, mas não vacinaram os seu(s) filho(s) e/ ou dependentes, faziam o uso de máscaras protetora em determinadas situações e fizeram uso regular de ivermectina e hidroxicloroquina por causa da Covid-19. Diferentes barreiras relacionadas ao usuário, acesso à saúde e às medidas de proteção, e fragilidades de apoio social efetivo influenciaram o enfrentamento da pandemia pela população vulnerável neste estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos partilhados conforme licença CC BY-NC-SA 4.0

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.