APRESENTAÇÃO

Autores

  • Everton Viesba Universidade Cidade de São Paulo
  • Marilena Rosalen UNIFESP
  • Telma Gracias

Palavras-chave:

Formação de professores, Paradigmas educacionais, Inovação pedagógica

Resumo

A formação de professores enfrenta desafios crescentes diante das mudanças nos paradigmas educacionais, que exigem abordagens interdisciplinares e inovadoras. Este ensaio analisa a intersecção entre a formação docente e os novos paradigmas educacionais, enfatizando a importância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às demandas contemporâneas. Discute-se como o papel dos professores evoluiu, destacando a necessidade de habilidades reflexivas e colaborativas que transcendem as fronteiras disciplinares. A partir de uma revisão teórica, o texto aponta direções para uma formação docente mais integrada e responsiva aos desafios educacionais do século XXI.

Biografia do Autor

Everton Viesba, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Ciências, professor, Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, Coordenador do ObES-UNIFESP. Santo André – São Paulo.

Marilena Rosalen, UNIFESP

Doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, Piracicaba – São Paulo.

Telma Gracias

Doutora em Educação Matemática, é professora de Matemática de Ensino Médio nos Estados Unidos da América – EUA.

Downloads

Publicado

27-02-2025

Como Citar

VIESBA, E.; ROSALEN, M.; GRACIAS, T. APRESENTAÇÃO. Ideação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 5–8, 2025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/34790. Acesso em: 14 mar. 2025.